Hoje vi um adesivo na traseira de um carro que achei um tanto ridículo. Dizia o seguinte:"Penso, logo sou vegetariano". Nada contra vegetarianos, gosto é gosto e isso não se discute. Só que como em qualquer grupo de pessoas com algo em comum, sempre tem uns radicais. E estes eu não perdôo nas minhas críticas.
Se achar superior aos outros porque não come carne é tanta involução quanto forçar um leão a comer grama. É contra as leis da natureza. Tá lá nas aulas de biologia do ensino fundamental: a cadeia alimentar. O pasto cresce, é comido pelos bois, que são carneados pelos homens, que morre e é devorado pelos vermes, que preparam a terra pro pasto.
Entretanto, só existe o homo sapiens por duas razões comprovadas pela ciência. A primeira delas é as mulheres terem descoberto a agricultura na época em que só os homens caçavam. Isso na era do homo erectus. Depois, ou sei lá se na mesma época, aconteceu o fato mais importante de toda a história da raça humana: a descoberta do fogo. Ou pelo menos uma forma de acendê-lo artificialmente. Antes disto, se comia tudo cru. Quando passou-se a assar a carne e a cozinhar as sementes, as proteínas ficaram mais fáceis de digerir, e por alguma outra razão biológica, o homem finalmente desenvolveu sua mente.
Somos onívoros, ou seja, comemos de tudo. Comer só verduras e legumes, deixando a carne de lado não faz bem, já dizem os nutricionistas. Assim como só comer carne também faz mal. Algumas pessoas não acreditam nisso, acham que é covardia matar animais para comer. Sinto muito, é a natureza. Ou então tente fazer a onça comer frutas.
A volta...
Há 15 anos
Um comentário:
Sim, os humanos são onívoros (embora seja possível argumentar que as nossas características fisiológicas estão muito mais próximas das características dos animais herbívoros do que das características dos animais carnívoros). No entanto, ser onívoro não quer dizer que se tenha de comer carne, quer dizer que se pode, opcionalmente, comer carne. Os milhões de vegetarianos existentes em todo o mundo (aproximadamente 200 mil em Portugal) — e tendem a ter melhor saúde e viver mais tempo do que os onívoros — são prova mais do que suficiente de que a dieta vegetariana é perfeitamente saudável e adaptada ao nosso organismo.
E sobre o término da matança... nós, obviamente, acreditamos que faz toda a diferença. Em princípio porque acreditamos que todo o sofrimento que possa ser evitado, por insignificante que possa ser, vale a pena ser evitado.
E quem pensa o contrário, é EGOÍSTA³³³ e muito atrasado ;)
Postar um comentário